(*) Burning Sky - Belo Horizonte/MG - Photo, Art: Ana.
Um blog sobre uai, sô, véio, contos, causos, sentimentos, pão-de-queijo, crônicas, broa-de-fubá, cinema, literatura, fotografia, arte, poesia...
* Agora em novo endereço: www.mineirasuai.com *

28 janeiro 2006

FÉRIAS "IN RIO"

Férias curtas, mas bem aproveitados...

No início uma confusão, para onde ir, para onde não ir...
Opções: Brasília (minha cidade do coração), Curvelo (o trivial), Rio de Janeiro (a incerteza).
Incerteza que virou certeza numa noite. Deixar as histórias de violência de lado, pensar em conhecer uma nova cidade, estar com pessoas maravilhosas, Mel, Lu e Carol. A escolha certa!

Dia 10/01 às 08:00 o embarque. Tudo novo, várias histórias com a Mel, a chegada no Rio de Janeiro, “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil...”
“O Rio de Janeiro continua lindo...”, é lindo mesmo! Fiquei encantada com tudo!!!


O primeiro ponto turístico: Lagoa Rodrigo de Freitas, gente caminhando, malhando, andando de bicicleta (“bi, bi, pista não é lugar de parar pra conversar”), vivendo uma vida saudável e feliz. Água de coco, suco, mate, pipoca e parquinho pra criançada. O carioca respira saúde.




Depois as praias: “Copacabana princesinha do mar...” É uma das praias mais frequentadas por turistas e local dos arrastões. Mas não presenciei nenhum, ouvi os noticiários da noite (“presas 20 pessoas em Copacabana”). Até Carlos Drumond de Andrade se encantou com esta praia e escolheu tal lugar para seu repouso eterno.




Barra, Leblon, Praia Vermelha, Arpuador, Ipanema... “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar...”
Mas quem dá show mesmo em Ipanema é o Sol... Belo Horizonte que me desculpe, mas o pôr-do-sol em Ipanema é aplaudido de pé por milhares de pessoas que passam o dia esperando o final do espetáculo, é de arrepiar!!!



Claro que não poderia ir ao Rio sem conhecer o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, vendo do alto a paisagem linda da Bahia de Guanabara e da ponte Rio-Niterói. O
contraste serra/mar é prefeito, coisa de Deus.






E tudo no Rio tem um toque de Deus, haja vista estar o Cristo de “...braços abertos para a
Guanabara...” Subir até o Redentor e sentir que ali é bom estar.
Depois descer conhecendo a mata da Tijuca e passando por caminhos pouco explorados, várias minas de água compõem o cenário...

Ainda foram poucos os dias para tantos passeios: não conseguimos entrar no Jardim Botânico, pelo horário e depois pela falta de tempo. A Sapucaí e o Maracanã ficarão para outra oportunidade também.


Realmente me surpreendi com a beleza do Rio de Janeiro. Minha insegurança quanto a violência passou. Não nego que vi duas grandes favelas “Rocinha” e “Vidigal” e me deu um frio na barriga. Mas também não íamos nos aventurar a entrar morro à dentro.


Algumas pessoas me disseram que apesar de não ter visto, a violência está lá sim, e dá medo. Mas fiquei espantada com o tanto de policiais na cidade, mesmo que estivessem com escopetas nas mãos... É um lugar que eu tinha medo de ir, mas agora quero voltar.
Ah, e como não falar do charme ao desfilar pelas ruas de Ipanema com seus tapetes vermelhos... é de babar.. os artistas globais estão ali, em todas as esquinas, gente como a gente!

Se a primeira impressão é a que fica, recomendo a todos conhecer o Rio de Janeiro, “Rio 40 Graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos...”

Beijos,

Lú.

26 janeiro 2006

Vem aí...

Olá, pessoal!
Obrigada pelos comments sobre a História dos Pintos! Passei uma semana longe (de férias, na praia - chato, não?), e quanta gente legal compartilhou conosco suas aventuras pitorescas (ou seriam "PINTORESCAS"? rsrsrs ): os sumidos Anderson e Sônia Sant'anna; os novatos Paulo, Tadeu Nogueira, Nina, Bruna, Lila e Daniela; os amigos Luma, Makoto, Yvonne, Jacque, Guto, Don Afonso XX - O Chato, Allan, e Roma Dewey; meu querido Vôvô; a amiga Bela e a mineira-uai Lú.
Tivemos um problema na semana passada com todas as nossas imagens, que são hospedadas no flickr.com - problemas com o servidor do próprio flickr - mas ao que parece tudo já voltou ao normal. Agora todos já podem dar um pulinho por lá e ver as nossas novas fotos...
Esta semana começa com texto novo da Lú (finalmente) e aguardamos as notícias da Dôdô (pra variar) ... Vêm aí, ainda, mais aventuras no litoral fluminense - acreditem, é verdade!

E não deixem de comentar!

Beijos a todos,

Ana.

16 janeiro 2006

História dos Pintos

Meus caros leitores,


Não se espantem! A história que vou lhes contar é a história dos PINTOS. Sim, dos pintos! Vocês não leram errado não, mentes poluídas! Estou falando dos pintos, daqueles pequenos, arredondados e amarelos... Até agora estão pensando besteira? Ok, vocês venceram, vou abrir o jogo! Pintinhos de galinha, que nascem do ovo, e fazem piu-piu...

E já vou avisando... Não me assustarei caso uns de vocês se se lembrem de casos parecidos, de um tio de um amigo da prima da sua vizinha... Mas não hesitem em compartilhar conosco suas experiências, utilizando nossos comentários!

Ok, ok, sem mais enrolação, vamos ao que interessa!
Meus irmãos, Ângelo e Léo, quando eram crianças peraltas, ganharam 02 pintinhos (filhotes de galinha, gente, por favor!) numa feira de filhotes de animais, que todo ano acontecia no estacionamento do BH Shopping. (Isto naquela época, em que ainda fazíamos fila pra assistir "E.T" ou "Os Trapalhões no Rabo do Cometa" nos já extintos Center 01 ou Center 02...)

O ponto alto da tal feira para nós, crianças da década de 80, era exatamente o final - quando eram distribuídos os tais pintinhos - motivo pelo qual meus irmãos sempre passavam correndo pelo labirinto de stands da feira sem ver nada só pra pegar o "melhor pintinho"! (Nossa, meus pais passavam cada vergonha tendo de se desculpar ás vítimas que eles derrubavam no chão pelo caminho...)

Pois de tanto escolher, eis que chegamos em casa com os amigos Adolpho e Wellington, que piavam sem parar! Já chegaram com toda a pose, ganhando um "apartamento" próprio para pintos: uma caixa grande de papelão que minha mãe elaborou junto com Ângelo e Léo, andares, escadas, quartos, banheiro, etc, só para que Wellington e Adolpho se sentirem bem confortáveis. E não é que os dois só iam dormir depois que mamãe se despedia deles?


Até que o tempo passa, o tempo voa... E Adolpho e Wellington começam a querer explorar a região além muro de papelão - a nossa sala e os sofás brancos de mamãe. Já eram dois franguinhos simpáticos, brancos (suas penas antes eram amarelas), mas os meninos se recusavam a doá-los para nossa tia Ziláh, que até hoje tem um galinheiro no quintal de sua casa, no Nova Floresta. No entanto, a situação meio que fugiu do controle, e após muita conversa e negociação, a mudança de Adolpho e Wellington para a casa de Tia Ziláh se concretizou num sábado, com um almoço bem farto na casa dela, festinha de despedida para os franguinhos e uma ou outra cara fechada por parte de meus irmãos.

Um belo dia, tia Ziláh liga:
- Tenho um anúnio a fazer, não sei se vocês vão gostar muito...
- Ai meu Deus do céu! Adolpho e Wellington morreram, tia Ziláh? Perguntou minha mãe, já entrando em desespero.
- Não, não! hihihihihi É que não é Adolpho e Wellington não, Amélia, porque o Wellington é mulher! Ou melhor, o Wellington é uma galinha! Ele botou um ovo hoje de manhã!

E então Wellington virou Erundina, a namorada do Adolpho. O nome dela foi inspirado na ex-prefeita de São Paulo. Não, elas não se pareciam, e nem foi no intuito de fazer qualquer piadinha política, mesmo porque, naquela época, nem consciência política tínhamos. O nome meus irmãos gostaram e pronto!

Íamos todos os sábados na casa da Tia Ziláh para almoçarmos com ela e os meninos brincarem com Adolpho e Erundina. Até que, num sábado qualquer, após o almoço - um frango com quiabo muito gostoso que a Tia Ziláh fez - os meninos descem para o quintal... Até que Ângelo vem correndo, gritando, muito vermelho após subir os 30 degraus de cimento que levam a área de serviço ao quintal.
- Mãe! Pai! O Adolpho sumiu! Adolpho sumiu!
- Uai, eu vi ele lá hoje de manhã, Ângelo, quando fui pegar o ovo da Erundina... Ele estava aí até agorinha mesmo, você não viu não? Disse tia Ziláh, com a cara mais lavada do mundo...

Mamãe lança um olhar fulminante pra ela! Então entendemos tudo...
O frango com quiabo era galo com quiabo! Ou melhor, Adolpho com quiabo!

Houve algum choro, sim, claro, mas a barriga cheia de comida gostosa confortou os olhares lacrimosos de Ângelo e Léo.

Tia Ziláh ficou feliz porque ganhou uma galinha e não teve mais o galo cantando toda madrugada, e tentando "molestar sexualmente" suas colegas de galinheiro.

Erundina viveu bastante, botou muito, e acabou morrendo de velha.

Ângelo e Léo continaram dando nomes estranhos aos seus animais de estimação... Vide Adamastor Pitaco e cia ltda...

11/11/2005 *Juanita*

Vai entender!

**********************************************************************

Texto inspirado na Maricota da Roma Dewey!

Becitos a todos!

Ana Letícia

Ps.: Esta semana promete! Relatos de uma "virgem no Rio", com Lu e suas impressões e aventuras sobre a cidade maravilhosa; e Dô, uma cipotanense nas "Oropa" (mais precisamente na terra da Rainha Elizabeth - Londres, U.K) prometeu um texto com notícias... Vamos ver se a promessa será cumprida!

14 janeiro 2006

Broa de Fubá

* Novo endereço do Mineiras, uai! www.mineirasuai.com *

Broa de Fubá

Vocês pediram, minha mãe permitiu, e eu publiquei a receita:

BROA DE FUBÁ CREMOSA

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 1 copo de fubá (200 g)
  • 1 copo (200 g) de queijo ralado (canastra, meia-cura)
  • 1/2 copo de côco ralado (mais ou menos 50 g)
  • 1 copo de açúcar (200 g)
  • 1 copo de óleo de soja (200 ml)
  • 1 copo de leite frio (200 ml)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
  • Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar a gosto.
No liquidificador, bater os ovos com óleo, leite, farinha de trigo, açúcar e sal. Virar numa bacia e acrescentar o queijo, o côco ralado e o fubá, previamente misturados. Por último, acrescentar a colher bem cheia de fermento em pó. Despeje tudo num tabuleiro retangular médio untado e enfarinhado.
Assar por 30 a 40 minutos em forno pré-aquecido.
Misture o açúcar refinado com a canela em pó e polvilhe em cima da broa antes de servir.

**********************************************************************

Não é fácil? Experimentem e depois me contem o resultado!

Beijo

Ana Letícia

* Novo endereço do Mineiras, uai! www.mineirasuai.com *

11 janeiro 2006

"O Rio de Janeiro continua lindo"...

Oi gente,
Estou aqui escrevendo pra vocês diretamente do Rio de Janeiro, cidade realmente MARAVILHOSA!!!
Acreditam que é a minha primeira vez no Rio? Virgem no Rio... Meus amigos cariocas estão me zuando...
Adorei tudo que conheci até agora, estou em Ipanema e hoje andei pela orla, Arpuador e Copacabana, lindo demais! Ontem fiz caminhada em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas (7km, é mole?).
Ainda trouxe uma amiga solteira que também não conhecia a capital fluminese e estamos aproveitando e rindo muito... a música lema dela é "Solteira no Rio de Janeiro"... (com as adaptações necessárias).
Semana que vem estou de volta a BH e conto todas as minhas histórias aqui no blog e coloco fotos lindas que tirei (conheci uma carioca que fez um curso de fotografia, ai explorei, ela tirou várias fotos com ângulos legais).
Beijos a todos, aproveitem as férias e o verão com bastante paz (paxxx) e amor sempre!

06 janeiro 2006

23.568

Desde setembro de 2004, até este minuto, já tivemos 23.568 visitas...

A maioria que vem por sites de busca, entra com palavras tipo "Mineirinhas", "Minas", "Mineiras", etc. Até já entrou gente aqui procurando por "Cipotânea" no Google!!! E não foram poucos os e-mails que recebemos de pessoas desta cidade, querendo conhecer "cipotanenses" (é isso mesmo, Dô?) pela web afora...

Teve gente que entrou aqui pelas palavras "de", "já", "que"... E até mesmo pelos nossos conhecidos "uai" e "sô".

Ainda bem que não tivemos nenhuma visita, que eu saiba, através de pesquisas pornográficas... Vi outro dia no Oprah Winfrey Show que 1/4 de todas as pesquisas feitas em sites de busca na internet é em busca de pornografia na web... E, pasmem, que 70% das visitas em sites pornográficos ocorrem durante o horário comercial, entre 9 e 17h, por meio de computadores corporativos. (Calma, gente, essas estatísticas são dos EUA...) Mesmo assim, eu heim?!

E para comemorar o nosso início de ano, como hoje é "Dia de Reis", 06/01, dia de desmontar a árvore e as decorações de Natal, tirar as luzes da praça da liberdade, etc... Modifiquei a imagem do topo do nosso blog...

Nesta foto eu fui a "fotógrafa".... Por incrível que pareça, não utilizei nenhum recurso extra na máquina, nem fiz nenhum retoque ou arte no Picasa, Photo Shop, Photo Editor nem mesmo no Paint. O que vocês estão vendo é aquilo que eu pude ver, com meus próprios olhos, da janela de minha casa... Bonito é pouco, né não? (Acho que foi em 2004 ou início de 2005...)



Já esta aqui, eu bati em Novembro de 2005, lá no Mangabeiras, do terraço da casa do tio de uma amiga (ufa!)... Simplesmente era uma visão que eu não podia prender na minha mente apenas. Acho q este dia foi o mais quente do ano, os termômetros marcavam 34°... Ainda bem que pela foto a gente não sente calor.





Ah! Esta maravilha aqui à esquerda?
(Por favor, não me matem - e não babem no teclado...) É a broa de fubá com queijo e côco que minha mãe fez muito este ano de 2005... É um bolo bem mineiro, que meu pai adora... Meio cremoso, temperado na medida certa... E é facílimo de fazer! Ia pôr uma foto de pão-de-queijo aqui, mas aí era judiação demais, né? (foto by papi)



E, por último, esta foto, também by clcosta, feita no Caraça, em 2005... Esta flor esteve em nosso template antigo (antes do Natal), e ela fez falta nesta nova montagem por sua estranha combinação de cores... Além de ser uma fotografia belíssima, é claro.




E pra não dizer que não falei de "flores", o Afonso pediu e eu acabei cedendo... Fiz este banner pro blog do chato, ele gostou, e já está lá no ar...

colagem2006_Afonso2_comtexto3

Quem quiser saber o porquê dele, é só ler este texto ou então este aqui.

Pra quem pensa que 2006 vai demorar a passar, pois ainda estamos no comecinho, dá só uma olhada:
  • Carnaval - 25, 26, 27 e 28 de FEVEREIRO e dia 01 de FEVEREIRO, Quarta-Feira de CINZAS (cabe uma viagenzinha aqui!..);
  • Páscoa - 14, 15 e 16 de ABRIL ( aqui também!..);
  • Tiradentes (21.04) - cai numa SEXTA (YES! Finalmente!);
  • 1º de Maio - cai numa SEGUNDA (até agora tá maravilhoso!!! E nem chegou a Copa ainda!);
  • Corpus Christi - 15, 16, 17 e 18 de JUNHO (para onde vamos mesmo?!);
  • 07 de setembro - QUINTA (emenda?!);
  • 12 de outubro - QUINTA (emenda?!);
  • Finados 02 de Novembro - QUINTA (emenda?!);
  • 05 de novembro - QUARTA;
  • Natal - de domingo pra segunda;
  • Ano Novo - de domingo pra segunda!
Tá bom ou mais ou menos ? Então tem mais!!!
  • 13.06 (terça) - Brasil x Croácia, às 16h00;
  • 18.06 (dom) - Brasil x Austrália, às 13h00;
  • 22.06 (quinta) - Japão x Brasil, às 16h00;
  • OITAVA - 27.06 (terça), às 12h00;
  • QUARTA - 01.07 (sáb), às 16h00;
  • SEMIFINAL - 05.07 (qua), às 16h00;
  • FINAL - 09.07 (dom), às 15h00.
Depois dessa... até 2007!!!! rsrs

Beijos a todos,

Ana Letícia.